Últimas do Blog

Empregos na China

24 abr, 2020

   O que não falta é mão de obra na China ou até mesmo estrangeiros aptos a ocupar cargos em todas as áreas. Então, mais do que só um bom currículo e experiência, a língua é um grande fator na hora da contratação pelas empresas chinesas. Pense o seguinte, entre dois estrangeiros, um com um pouco mais de experiência, mas que não fala a língua, e um que tem menos experiência, mas que fale a língua, as chances são que o que tem o conhecimento da língua será contratado.

Algumas das principais áreas em que estrangeiros são contratados na China são:

Engenharia 

 Apesar de não faltar pessoas formadas e qualificadas na área dentro do país e a China ser o país com o maior número de engenheiros se formando todos os anos, a experiência profissional é muito importante por existirem áreas muito específicas do campo que as universidades chinesas muitas vezes não conseguem se aprofundar. 

Portanto, estrangeiros que tenham essas qualificações são extremamente valorizados nas empresas e a maioria dos grandes projetos de engenharia chinesa tem ou tiveram arquitetos ou consultores estrangeiros, o que dá um ar de prestígio às empresas.

Indústria alimentícia

 Saber vender e incorporar a cultura chinesa com a sua cultura nativa pode tornar bares, restaurantes e cafeterias que estão por toda a parte e agradam tanto estrangeiros que passeiam ou residem na China e buscam por conforto no sabor da sua comida local, ou até mesmo chineses que procuram experimentar os sabores de outras culturas, em um negócio de sucesso e com potencial de expansão. 

Arte e música

Nas cidades mais modernas da China, estrangeiros no campo da arte e entretenimento têm grandes chances de tornar esse talento em algo rentável, já que a China sempre mostrou uma admiração muito grande pelas formas de arte ocidental. Tornando este campo, além de uma oportunidade de emprego, uma oportunidade de disseminar a cultura do seu país.

Turismo

O país continua atraindo turistas de todo o mundo que vêm em busca de vivenciar a cultura, culinária, paisagens e monumentos históricos como nenhum outro. O turismo local também tem, nos últimos anos, crescido a uma velocidade absurda sem previsão de diminuir a momento algum, o que torna o mercado extremamente aberto a estrangeiros com experiência em hotéis, agências de turismo, guias e outros serviços que são usados por estrangeiros que chegam no país.

Hotelaria

 Com o crescimento do turismo no país, o setor de hotelaria também cresce na China. A recepção não é carro forte dos chineses. Há um aumento da demanda de estrangeiros com experiência que buscam crescer nesse campo, além de cargos de gerência para garantir padrões de qualidade internacional em grandes cadeias de hotéis.

Jornalismo

A indústria de escrita, edição e produção de conteúdo está sempre aberta dado que estrangeiros que viajam ou moram na China se tornam fonte importante de informação por estarem vivenciando e relatando suas experiências no país por uma outra perspectiva para  o mundo. E, se além do mandarim você também tem um bom conhecimento da gramática e da língua inglesa, as oportunidades para trabalhar em jornais, canais de TV, estações de rádio e portais de notícia chineses só aumentam.

Marketing

Sem o marketing, dificilmente uma empresa sobrevive, e como o mercado de startups está em ascendência no país e a China é considerada “atrasada” no campo em comparação aos países ocidentais, a demanda de estrangeiros com experiência e talento na área é latente. 

As principais empresas que contratam estrangeiros são as próprias empresas estrangeiras que buscam penetrar o mercado local e as empresas chinesas que querem melhorar a sua presença no mercado internacional.

Publicidade

As agências de publicidade estão em busca de novos profissionais com novas perspectivas a todo o tempo, pois a indústria de publicidade cresce cada dia mais, e com a grande competitividade das empresas chinesas para ocuparem o mercado, o profissional que pretende atuar nesta área precisa estar pronto para o desafio.

TI 

A China como um todo é um país extremamente avançado quando o assunto é tecnologia. Todas as funções básicas do dia a dia como pagar, fazer compras, pedir comida, comprar passagens e tickets de avião e metrô são feitos através de smartphones e tem grande incentivo do governo para o desenvolvimento de novas tecnologias. O “Vale do Silício” chinês, Shenzhen, é conhecido pelas longas horas de trabalho, mas com oportunidades de emprego na área de TI com salários bem atrativos. As empresas chinesas estão sempre em busca de estrangeiros para auxiliar na fusão das tecnologias ocidentais e orientais. 

Gerente de negociação e vendas

Estrangeiros tem uma vantagem nessa área, pois as empresas chinesas que têm fornecedores e compradores ocidentais precisam de alguém que  ajude e facilite a negociação e distribuição de seus produtos.

 Se você tem experiência ou habilidades de vendas e gerenciamento, pode aumentar suas chances de conseguir um emprego nesta área, mas o conhecimento da língua e um bom entendimento dos costumes e etiqueta comercial chinesa são essenciais para se trabalhar nesse setor. 

Ciências Contábeis

A China entrou na OMC no final de 2001 e vem abrindo e expandindo seu setor financeiro, aumentando a demanda por talentos financeiros do mundo.

As vagas no setor contábil e financeiro da China são vastas, mas a vaga mais disputada por estrangeiros na China é da Diretor Financeiro. Apesar de mais disputada, ela exige do profissional conhecer sobre as políticas financeiras e um maior entendimento do setor comercial tanto chinês como ocidental. 

Existem várias carreiras para estrangeiros na China. Seja um estágio ou um emprego de período integral, o impacto dessa experiência profissional é imbatível. Você ficará acima de qualquer outro candidato na sua área, tanto pela experiência profissional em si quanto seu caráter profissional de lidar com pessoas de culturas diferentes. E para que esse diferencial seja obtido, o mandarim é essencial. Só o inglês não é mais o suficiente. Estude a língua do futuro. Estude na Huawen.